sexta-feira, 16 de outubro de 2009

02 - PROJECTO







Projecto de Arquitectura e Coordenação:
Arq.ª Marta Oliveira e Arq.º Paulo Costa ( PEEL living projects )
http://www.peel.com.pt/

Cliente:
Carla Teixeira e Alexandre Oliveira

Projecto de Estruturas; Projecto Hidráulico:
Eng.º Fernando Lopes e Eng.º Adriano Lopes - SE2P

Projecto Térmico, Ventilação e Gás:
Eng.º Raúl Bessa – GET

Projecto de Electricidade e Telecomunicações:
Eng.º Nuno André Vaz Silva

Empreiteiro
GERNUNO - Construções Lda.

Fiscalização
FOUREMPOR – Engenharia e Construção Lda.
.
Área Bruta de Construção
201,5m²

Da Memória Descritiva:
Dadas as novas exigências da vivência na casa urbana contemporânea decidiu-se reconquistar a área do logradouro transformando-a num prolongamento do espaço social interior, num pátio naturalizado e permeável, em condições de privacidade para com os vizinhos claramente definidas.
Por esta razão a tipologia inicial é abandonada procurando-se agora a maior fluidez entre os espaços sociais do rés-do-chão.
Ao longo das paredes laterais deste piso serão instalados armários e estantes, os quais, pela sua disposição linear em forma de planos pretendem contribuir para o interrelacionamento dos espaços contíguos bem como para com o pátio exterior.
No piso superior, destinado às funções privadas, o vestíbulo, totalmente revestido com a mesma madeira que se prolonga desde o chão, dá acesso a todos os compartimentos aí localizados.
Materialmente pretende-se que o conjunto final existente/novo seja caracterizado exteriormente pelo mesmo acabamento, unificador da proposta, utilizando para tal uma argamassa pigmentada com uma cor clara, de modo a contribuir para uma maior difusão da iluminação solar no pátio interior que aqui se recupera.
.
02 - PROJECT
New requirements of living in a contemporary urban house were decisive to transform the existing typology, both in the inside and outside spaces. We redesigned the interior to be the most open as possible, as well the backyard, working it as a clear extension of the interior space while keeping good privacy conditions.
The final result existing/new will be unified in the exterior by using the same finishing, a light coloured mortar.